domingo, 7 de novembro de 2010

Modelo Bianca de Juta


Este modelinho é uma delícia, super confortável. A juta é uma fibra têxtil vegetal, cultivada sem uso de agrotóxicos ou fertilizantes.
Como eu li hoje, “chic é ser consciente”. Gostei!
Até os anos 30 o Brasil dependia da juta importada da India, depois seu cultivo foi feito inicialmente por japoneses e chegou a representar 30% da economia do Pará.
O ano de 2009 foi determinado pela Organização das Nações Unidas pela Agricultura e Alimentação como o Ano Internacional das Fibras Naturais e muitos eventos aconteceram para divulgar e estimular o uso dessas fibras.

Muitas coisas do nosso dia a dia podem ser feitas com fibras naturais sem necessidade de processos industriais.

Alguns exemplos:

Rami - China, Japão e Taiwan produzem com suas folhas tecidos, cordas, barbante, papel moeda e reforço de mangueiras e pneus. 


Coco  - mesmo sendo muito comum no nordeste brasileiro,  o Brasil não é  produtor desse tipo de fibra. India, Sri Lanka e Filipinas são os maiores produtores. A partir dessas fibras são produzidos tapetes, escovas, cordas, vassouras, vasos para plantas, painéis e assentos para carro. Com a quantidade de cocos que vemos sempre indo para o lixo, imaginem quanta coisa poderia ser feita, reciclando esse produto natural e produzindo menos lixo.

Cânhamo - China, França e Chile são produtores desse tipo de fibra, mas o Brasil poderia também ser um grande produtor  já que tem grandes quantidades de Cânhamo em diversas regiões brasileiras. Com essas fibras são produzidas cordas, roupas, calçados, telas para pintura, papel de excelente qualidade, painéis para carro, etc.

Acacá - folha de um tipo de bananeira, a Musa textilis, os produtores são Filipinas e Equador e são usadas para saquinhos de chá,  tapetes, entre outros.

A maioria dessas fibras depende exclusivamente da produção artesanal, com pequenos produtores.


Bom, fiquei um tempinho sem postar aqui porque estava acompanhando a 34º Mostra Internacional de Cinema, que foi de 22 de Outubro até 4 de Novembro, 467 filmes pra escolher, uma tarefa e tanto... fiz uma lista de 150 “quero” e 30 “super quero”, é , eu adoro fazer listas... li as 467 sinopses mas consegui  assistir só 20! No ano passado assisti 36, mas neste ano encurtaram 4 dias na repescagem (uma seleção dos melhores, mais votados, que passavam na semana seguinte da Mostra).

Em Outubro saímos numa nota na Revista Vegetarianos, eba!

Um comentário:

  1. Oi Rose,

    o modelo Bianca em juta, ta muito fofo....

    Parabéns, pelo trabalho e por dividir seu conhecimento em suas postagens, achei mega interessante...

    "Chic é ser consciente" com certeza.

    Abraços

    ResponderExcluir