terça-feira, 19 de outubro de 2010

Modelo Tânia

Nosso modelo Tânia é uma sapatilha bicolor, com ponteira bege e lateral tressé amarela, com ferragem dourada. Chic e elegante, clássica e moderna, assim como nossa amiga!

Sapatos bicolores sempre nos remetem à Coco Chanel (1883-1971), importante estilista francesa e uma mulher à frente de seu tempo, as suas criações até hoje influenciam a moda. Ela amava sapatos e se inspirou nos sapatos masculinos dos anos 50, que tinham ponteira preta para dissimular as manchas da prática de esportes na grama, como golfe e tênis. Ela criou o scarpin bicolor para que seu pé parecesse menor.
Chanel era adepta da simplicidade e revolucionou o estilo da mulher na época.
Nos anos 30 foi contratada por Samuel Goldwin, o magnata de Hollywood para vestir suas estrelas, como Katherine Hepburn, Grace Kelly, Elizabeth Taylor.
“Com quatro pares de sapatos se pode dar a volta ao mundo” e “Uma mulher com uns bons sapatos, nunca está feia” foram algumas de suas frases.
Um sapato Chanel ultrapassa fácil a casa dos U$ 1000,00.
Mas foi o seu perfume Chanel nº5, tido como o mais vendido do mundo, que a tornou milionária.
E por falar em perfume, até muito recentemente a indústria da perfumaria usava como fixador secreções animais como musk, civet e âmbar. Pesquisando sobre o assunto é muito difícil ter garantia de que esse uso foi totalmente abolido. Existe o CITES - Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora - que fala da preservação de espécies, mas não especificamente da proibição do uso de qualquer tipo de secreção animal, as empresas estão se preocupando com ética e com a cobrança e perda de uma fatia do mercado de pessoas que se importam e querem saber de onde vêm os produtos que consomem.
Almíscar ou musk (vem de muská, palavra em sânscrito, que significa testículo) é uma secreção obtida dos órgãos genitais do cervo almiscarado de espécies que se encontram na região do Nepal e Mongólia, essa secreção surge apenas na época do acasalamento e a sua extração só pode ser feita matando o animal.  
Outros animais também produzem almíscar, como roedores aquáticos, patos almiscareiros e tartarugas almiscaradas, assim como crocodilos e cobras, estes últimos não usados comercialmente por ser mais difícil de se extrair, sorte deles, como sempre, o homem ataca os mais dóceis e indefesos.
O civet é retirado da glândula perineal de uma espécie de gato selvagem.
O âmbar cinzento é uma secreção biliar encontrada nos intestinos das baleias cachalote.
O grande interesse da indústria de cosméticos nestes 3 componentes como fixadores em perfumes, apesar do seu elevado preço, deve-se ao fato de serem todos feromonas. As feromonas são compostos químicos com um papel na atração sexual. A ironia é que são específicas para cada espécie, portanto não servem para atrairmos alguém da nossa espécie.
A exploração animal está em todas as áreas, enquanto as pessoas não se conscientizam que os animais são seres que devem ser livres e merecem respeito, assim como cada um de nós.

Hoje se usam substitutos botânicos (plantas com odor almiscarado) ou sintéticos, mas é bom consultar listas de ingredientes para não compartilhar desse comércio cruel e inconsciente.
Civet Cat

Empresas que não testam na área de Perfumaria (segundo lista no site da PEA) :

Nacionais:
 Água de Cheiro, Anantha, Antídoto, Atelier do Banho, Belladonna/Esthetic, O Boticário, Contém 1g, Extrato da Amazônia/Natuphitus, Giovanna Baby/Nasha, Korai, L’aqua di Fiori, Mahogany, Natura, Racco, Rahda

Internacionais:
Avon, Amway, Chanel, Clarins of Paris, Clinique, Estée Lauder, M.A.C,  Payot, Revlon, Victoria’s Secret


Nenhum comentário:

Postar um comentário